quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Prezado(a)s

Participei ontem, de reunião realizada no Forum de Muriaé que tratou
do Toque de recolher em Muriaé. Tal medida está sendo tomada na
intenção de amenizar o problema da violência que envolve crianças,
adolescentes e jovens em Muriaé . Reconheço que a proposta é coberta
de boas intenções porém, fere a Constituição Federal que garante o
direito a todos os cidadãos de ir e vir e permanecer em locais
públicos e comunitários. O ECA, também esta sendo rasgado com a
proposta que não respeita a criança, adolescente e jovens como
sujeitos de direitos.

Nessa mesma reunião, tomei a iniciativa de pronunciar meu
posicionamento como cidadão e Conselheiro Municipal de Defesa dos
direitos da Criança e Adolescente. Reconheço que causei espanto nas
pessoas que alí estavam ao me colocar contra e fazer menção ao
retrocesso que a medida representa. Mas, ao falar, estava em minhas
mãos parecer do CONANDA que se pronunciou contra essa medida que está
sendo tomada em várias cidades do Brasil. Não podemos retroceder aos
tempos da repressão da ditadura militar onde direitos não eram
respeitados e as liberdades individuais eram limitadas...

Como consequência de minhas palavras, veio o coro.... e apanhei igual
um menor infrator nas mãos de monitor da FEBEM... fui acusado de estar
mal informado, de que a medida não é repressora e nem tira liberdade
de ninguem e, que, está totalmente amparada pela legislação
vigente... Ora, se existem adolescentes e jovens cometendo crimes,
existem também adultos, políticos, homens e mulheres... Agora
pergunto: Porque responsabilizar apenas os adolescentes e jovens pela
violência crônica de nossa cidade? Onde estão as praças públicas e as
quadras de esportes nas periferias da cidade? Porque as escolas e os
CRASes fecham aos finais de semana? Onde está a prioridade na
destinação de recursos públicos para a crinaças e adolescentes? Onde
está o CMDCA que ainda não se pronunciou sobre o tema?

São questionamentos que ainda estão sem respostas.

E eu vou ficando por aqui com as minhas convicções e bandeiras de
lutas hasteadas...

E VIVA A LIBERDADE E O DIREITO DE IR E VIR !

Abraços

Sandro Carrizo
http://sandrocarrizo.blogspot.com/
http://procultura-muriae.blogspot.com/

Nenhum comentário: