terça-feira, 17 de novembro de 2009

Abraço ao Rio Muriaé


O rio Muriaé é um rio brasileiro que banha os estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Nasce no município de Miraí, na Zona da Mata Mineira, e deságua no rio Paraíba do Sul na altura do município de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. Tem como principais afluentes os rios Glória e Carangola, sendo o rio Carangola o maior entre os dois. As maiores cidades localizadas às suas margens são Muriaé em Minas Gerais e Itaperuna no Rio de Janeiro. Considerando toda a bacia do Rio Muriaé, são três as maiores cidades, Carangola e Muriaé em Minas Gerais e Itaperuna no Rio de Janeiro. O processo de desmatamento desencadeado na Zona da Mata para o cultivo do café desde o século XIX foi implacável na bacia do rio Muriaé, afetando inclusive suas cabeceiras. Em 2006, um vazamento da lama resultante do tratamento da bauxita ocorreu em Miraí chegou ao rio Muriaé através de seu afluente rio Fubá, gerando impactos inclusive no rio Paraíba do Sul."        
           Hoje,  15 de novembro,  a partir das 8:00 horas da manhã, concentraram-se na rodoviária, cristãos de todos os cantos da cidade , das mais variadas denominações religiosas. Convocados pelos padres, pastores e lideranças religiosas  todos presentes  tinham como objetivo abraçar a causa de "Defesa do Rio Muriaé" como fonte de vida. O Movimento Rio nosso de Cada Dia surgiu esse ano em Muriaé como gesto concreto da Campanha da Fraternidade. Como sou comprometido com as causas sociais 
 e ambientais me fiz presente e , humildemente ajudei a abraçar  o Rio, por entender sua importância como fonte de equilíbrio e  biodiversidade, além de ser fornecedor de água para várias cidades da região. 






Nenhum comentário: