sábado, 5 de dezembro de 2009

Domingo é dia de segundo turno no PED do PT

Amanhã,  novamente a militância petista vai às urnas para escolher o futuro Presidente Estadual do Partido dos Trabalhadores. Dois concorrentes disputam voto a voto a preferência dos filiados. De um lado, Reginaldo Lopes, com sua campanha coordenada pelo Deputado Federal Virgílio Guimarães. Do outro lado, temos Gleber Naime, com a sua campanha coordenada pelo Deputado Estadual Padre João. 

Em Muriaé, no primeiro turno, o vencedor foi Padre João, que agora apoia Gleber. Porém, nesse turno,  vejo uma mobilização maior dos militantes ligados a Virgílio, que estão se mobilizando pela vitória de  Lopes. Os militantes ligados ao Dep Padre João e André Quintão também estão mobilizados para garantir a dianteira de Gleber, buscando votos que antes eram de Padre João .


 Existe uma tendência de que o resultado do PED vai decidir quem será o candidato do PT ao governo de Minas. Na realidade, o estatuto do Partido tem a previsão de prévias, quando há mais de um pré candidato com potencial de vitória. Porém, existe uma conversa de buscar a unidade lançando um ao governo e outro ao senado. Mas, ainda  sem definição de nomes. 

A militância de Minas tem mais simpatia pela candidatura de Patrus,  por ser mais sintonizado com as bases, movimentos sociais, igrejas, ongs e a população mais sofrida. Segundo os atuais dirigentes, Pimentel tem vantagem nas pesquisas, mais experiência no executivo  e é mais próximo da candidata a presidência e ministra Dilma. Vejo que os dois são competitivos, e isso é muito bom para todos.


Como observador,  me arrisco a dizer que Patrus é o melhor candidato por ser mais  afinado com os movimentos sociais. Pimentel se queimou com a militância no momento que defendeu alianças com Aécio Neves , nas eleições para a prefeitura de BH.  Ao meu ver, o PT tinha tudo para conseguir mais um mandato frente a prefeitura de BH, e o respeitavel prefeito,  preferiu um candidato aliado dos tucanos dando margem para o surgimento de expressões como: Pimentécio ( Pimentel + Aécio)  ou PTcanos (PT + Tucano) que nada ajudam a identidade do Partido.

Amanhã,  teremos mais uma etapa dessa longa jornada rumo ao Palácio da Liberdade. Que nossos amigos Petistas possam votar com dignidade e escolher não o melhor homem, mas o melhor projeto para o PT e Minas Gerais...

Nenhum comentário: