quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Uma breve análise da conjuntura

Com a movimentação de Aécio abrindo mão de sua pré candidatura a presidência , o outro tucano presidenciavel José Serra precisa sair da inércia e enfrentar as articulações políticas em torno de sua candidatura. Para os governistas, a situação ficou favoravel já que Aécio tem uma capacidade maior de agregar e não possuí tantos desafetos como o paulista Serra.

Então o quadro fica assim: Dilma pelo PT confirmadíssima como candidata. Marina Silva pelo PV, é presidencialvel mas ainda sem a confirmação oficial do partido. Ciro Gomes pelo PSB, confirmado pelo partido como estratégia de alavancar a votação dos candidatos a deputado e governador pelo partido. Pelo PMDB, fala-se em Roberto Requião, mas é falácia, o partido quer mesmo a vaga de vice na chapa encabeçada pelo PT. Existem ainda, José Maria pelo PSTU  e outras figuras menos importantes no cenário político nacional.

 Quanto a Aécio, deverá cuidar de sua candidatura ao senado. No senado e considerado quase que imbativel, visto que,  seus oponentes também possuem muita força política. Destacamos como prováveis adversários de Aécio na disputa pelo senado: José Alencar( vice presidente e ex senador) , Itamar Franco( ex governador,ex  presidente e ex senador), Tilden Santiago(ex. deputado federal ,  ex. secretário de meio ambiente, ex embaixador em Cuba)   Patrus ou Pimentel( ambos lideranças fortes do PT) . Como podemos ver, apesar da força eleitoral do governador, ele terá de enfrentar fortes oponentes na disputa que vai encarar

Nenhum comentário: