domingo, 17 de janeiro de 2010

Concurso Público no Estado do Rio de Janeiro
















           Hoje (17/01) foi dia de prova no concurso para professores no estado do Rio de Janeiro. A Secretaria Estadua de Educação está disponibilizando 5387 vagas nas diversas áreas do conhecimento. As provas foram realizadas em várias cidades do estado. Em Itaperuna, as provas foram realizadas  no Colégio Estadual  10 de maio e contou com a presença de centenas de candidatos. Segundo um colega que fez o concurso:  "as provas estavam bem elaboradas e muito dificil. Acho que fui bem na parte específica, mas não garanto a parte pedagógica..." A preocupação do colega se dá, devido a organização das provas e a pontuação mínima a ser alcançada em cada bloco de questões conforme explico abaixo;
Bloco 1 – Português , Foi  comum a todos os candidatos e teve como objetivo fundamental avaliar a capacidade do professor de ler, compreender e interpretar textos de linguagem verbal e visual, essenciais a todas as áreas/disciplinas que estruturam as atividades pedagógicas da escola. Este bloco foi formado por 15 (quinze) questões, considerando-se eliminado o candidato que não alcançar, no mínimo, 05 (cinco) acertos.
Bloco 2 – Conhecimentos Pedagógicos , Foi  comum a todos os candidatos, com ênfase em conhecimentos referentes, à Metodologia, Legislação Educacional e Políticas Públicas, que visam à eqüidade e à qualidade da Educação. Este bloco será formado por 15 (quinze) questões, considerando-se eliminado o candidato que não alcançar, no mínimo, 05 (cinco) acertos.
 Bloco 3 – Conhecimentos Específicos- Foi cobrado conhecimento específico para cada disciplina, direcionado aos conhecimentos/conteúdos que serão trabalhados em sala de aula, com ênfase em compreensão de fenômenos, resolução de situações-problema, construção de argumentações e elaboração de propostas. Este bloco foi formado por 30 (trinta) questões, considerando-se eliminado o candidato que não alcançar, no mínimo, 15 (quinze) acertos.
      Todas as questões, nos três blocos, foram de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas e uma única opção correta, valendo 1 (um) ponto cada questão, no total de 60 (sessenta) pontos, em conformidade com o  Edital.
       O gabarito oficial e preliminar das provas sai no dia 19 de janeiro. É esperar e ver o resultado.




Fotos: http://outrarevista.blogspot.com/2009/06/breve-historico-do-colegio-estadual-10.html

Nenhum comentário: