terça-feira, 2 de março de 2010

USINA HIDRELÉTRICA EM SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA

Será construída no município de São Francisco do Glória uma PCH, ou seja, uma Pequena Central Hidrelétrica no curso do Rio Glória,  na comunidade dos Martins. A usina a ser construída terá uma capacidade de geração de energia por volta de 1000 KW, segundo comentários de moradores do entorno onde será instalada a barragem. 
 
Os técnicos da empresa que fará a obra já estão fazendo análise geológica da região onde será barrado o curso do Glória. É importante salientarmos os desastres sócioambientais. Primeiro, os moradores que terão que vender suas propriedades à revelia. Segundo, o impacto ambiental incalculável. Um trecho considerável de Mata Atlântica será afetado com toda a sua biodiversidade. Perderemos cachoeiras de valor incalculável. Algumas que muitos antigos franciscanos nem conhecem. A piracema dos peixes será interrompida com a construção da obra, o que dificultará a procriação dos peixes - já raros no rio. De positivo temos o aumento da arrecadação de impostos e o turismo na barragem, se bem aproveitado.
 
Dizem por aí que o Prefeito de Miradouro já está se mobilizando para pressionar a empresa a fazer a barragem em São Francisco e construir a usina em terras miradourenses para gerar impostos também naquele município. Nossos políticos precisam ficar de olhos bem abertos.
 
Penso que a empresa responsável pela obra deva oferecer uma contra-partida ao município.
Nós,  estamos de olho. Abaixo, algumas fotos do local onde será construída a barragem. A usina será perto do viaduto.
 
Fonte e Fotos:  Blog. do Prof. Elizeu. 
http://professorelizeu-geografia.blogspot.com/



Nenhum comentário: