terça-feira, 8 de junho de 2010

Comentando: Hélio Costa ou Anastasia para governador.

Depois de uma novela que teve emocionantes capítulos, a base do governo Lula, em Minas Gerais, decidiu por expontânea pressão das direções (PMDB/PT) ungir Hélio Costa como candidato a governador. Não faltou nada. Teve acusações e troca de farpas de ambos os lados e até o último instantes os Pimentelistas tentaram impor o nome do ex. prefeito de BH como candidato na cabeça de chapa. Mas, porque não emplacou?

O Sr. Fernando Pimental está devendo. O Diretório Nacional do PT ainda não esqueceu por completo a trapalhada que Pimentel fez na campanha de 2008, quando entregou de mãos beijadas, a prefeitura aos aliados de Aécio Neves. Hoje, o atual prefeito tende a apoiar a chapa Anastasia e Aécio para governo e senado respectivamente. Se não bastassem os erros passados, existem os recentes e atualíssimos fatos que ligam o Pimentel ao tal dossiê contra José Serra, uma grande trapalhada.

Como podemos ver, o Pimentel está meio queimado. Sendo assim, fica difícil impor o nome, se o mesmo, está com a credibilidade fragilizada no partido. Por outro lado, volta a cena e com força total, o nome de Patrus Ananias para Vice de Hélio Costa. Trata-se um militante histórico do PT, ex. prefeito de BH, o ministro do Bolsa Família e o único capaz de animar a militância petista em prol da aliança PMDB e PT.

Ao meu ver, a chapa da base Lulista ficou forte e com reais possibilidades de vitória. Até, porque, do outro lado o candidato também não é grandes coisas. Em pouco tempo como governador, demonstrou insensibilidade com os professores, está indiferente com as demandas dos setor cultural e não tem demonstrado carísma de político tão necessário a um candidato. Seu grande trunfo é a populáridade de Aécio Neves construida por meio de manipulação da mídia e muita verba de publicidade.

Só com o começo da campanha que veremos mais definidamente as estratégias das duas chapas favoritas. Mas, uma coisa é certa... não será fácil para nenhum dos lados...pois existem dois grandes grupos envolvidos na disputa de Minas, o grupo do PL e o grupo do PP ...(Palácio da Liberdade e Palácio do Planalto respectivamente)

É esperar, votar e ver o resultado!

Nenhum comentário: