quarta-feira, 18 de agosto de 2010

4º Festival de Esquetes Teatrais

,
Inicia-se na quinta-feira o 4º Festival de Esquetes de Muriaé. trata-se de um evento cultural de grande importância para a cidade por permitir aos artistas amadores mostrarem sua arte. O Projeto é desenvolvido pela Casa de Cultura e tem como coordenadora nossa amiga Fernanda.

O Movimento Pró Cultura estará participando pela 1ª vez e apresenta a esquete " QUEBRANDO A CARA". Trata-se de uma estória que mostra a situação de uma adolescente que fica grávida e se vê abandonada pelas amigas e sociedade em geral. Acreditamos no teatro como forma de expressão artística e um meio para difundir ideias e defender bandeiras.

Somos adeptos do Teatro do Oprimido que é um método teatral que reúne Exercícios, Jogos e Técnicas Teatrais elaboradas pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal. Os seus principais objetivos são a democratização dos meios de produção teatrais, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo (tal como Paulo Freire pensou a educação) e do teatro. Ao mesmo tempo, traz toda uma nova técnica para a preparação do ator que tem grande repercussão mundial.

A sua origem remete ao Brasil das décadas de 60 e 70, mas o termo é citado textualmente pela primeira vez na obra Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Este livro reúne uma série de artigos publicados por Boal entre 1962 e 1973, e pela primeira vez sistematiza o corpo de idéias desse teatrólogo.

Nenhum comentário: