sábado, 25 de setembro de 2010

Analisando a pesquisa DATATEMPO/CP2

Faltando poucos dias para o pleito eleitoral de 2010, percebo que alguns candidatos nativos de Muriaé se destacam a nível estadual. Na cabeça da pesquisa do Instituto Datatempo/CP2 (14/09/2010), desponta o veterano Lael Varela indo para seu sétimo mandato como deputado federal. Para Assembleia legislativa de Minas Gerais se destaca o Deputado Braúlio Braz que está garantindo sua eleição mediante ao apoio de inúmeros prefeitos da região que aderiram a sua campanha e colocaram suas estruturas a serviço da campanha de Braúlio.

Confesso que senti falta de Renzo Braz e Dr. Wilson Batista, que na região, estão se destacando e fazendo campanhas milionárias de grande visibilidade. Corre nas conversas do dia a dia que os dois já estão eleitos. Porém eleição só é definida nas urnas e os dois possuem inúmeros motivos para estarem animados com a campanha.

O Dr Wilson Batista está indo de carona com Lael Varela, na mesma estratégia de Braúlio Braz de 4 anos atrás. Este, por sua vez terá, possivelmente, uma redução de sua votação em Muriaé. Perderá muitos votos para Wilson Batista e Gilson Reis. Mas será eleito com toda certeza, se confirmada a redução de sua votação em Muriaé...Será uma vitória, com gostinho de derrota, em sua maior base eleitoral.

Renzo Braz dominou a cidade, com propaganda eleitoral. A seu favor, existe o fato de ter contratado um exêrcito de cabos eleitorais, de ser um herdeiro milionário disposto a gastar milhões na campanha. É também, neto do prefeito e sobrinho do deputado Braúlio Braz, isso tem um peso grande. Terá muitos votos e será eleito. Porém, assim como o tio, será derrotado nas urnas pelo Lael Varela que deverá ser o majoritário em Muriaé e também em Minas Gerais. Será mais uma vitória com gostinho de derrota, na terra onde o avó, é o mandatário e cacique político.

Com a aproximação do pleito deixo aos meus seguidores alguns questionamentos: Será que os pesados gastos de campanha de Renzo Braz e Wilson Batista não se reverterão em votos suficientes para uma grande vitória? Quanto custará cada voto recebido por esses candidatos? Será que minhas análises e previsões são plausíveis de acerto?

É esperar e ver quem serão os deputados eleitos de Muriaé.

Nenhum comentário: