quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Comentando: Os candidatos de Muriaé

Nossa terra esta bem servida de candidatos a deputado. Temos Lael Varela e Renzo Braz para Brasília e Dr. Wilsom Batista, Braulio Braz, João Francisco e Gilsom Reis para a Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

Os pertencentes ao clã mandatário estão com a eleição praticamente garantidapela campanha milionária. Se alguem sabe, me mostre um grande feito social do candidato a depudato federal do prefeito. Acho difícil, pois é um empresário que não temos oportunidade de vê-lo junto aos cidadãos normais. Só agora, em tempos de eleição, ele vai de encontro ao povão... e pode gostar! Do seu tio não posso dizer a mesma coisa. Esse já é deputado, em quatro anos em de ter alguma coisa para mostrar.

Do lado dos Varela, vem o Veterano e patriarca Lael. Em dobradinha com o diretor de seu hospital, o Dr. Wilsom Batista. Também podemos afirmar que suas campanhas não estão ficando baratas. Ambos possuem trabalho junto a população, um é médico e o outro é deputado há vários mandatos. Sendo assim, tem de ter alguma coisa para mostrar a população para justificar o pedido de voto. Os candidatos que possuem dinheiro e ainda base política como esses, possuem grandes chances de vitória, que não é ruim para Muriaé.

Infelismente, não posso dizer que nosso amigo João Francisco dos Santos, está com a eleição garantida. É uma pena ! Trata-se de um professor, ético e comprometido com a educação e os trabalhadores em geral. Porém, falta-lhe o que em outros candidatos tem de sobra, dinheiro. Como em eleição dinheiro conta muito... nosso amigo que está em um partido de pouca expressão tem suas chances reduzidas.

O candidato Gilsom Reis, tem uma estrutura de campanha boa. Tenho visto carros de som, veículos adesivados e muitas pessoas a seu serviço. No entanto, vejo que também será difícil sua eleição. Faltar-lhe capilaridade maior entre os municípios de nossa região. Só os votos de Muriaé não serão suficientes para garantir-lhe uma vaga na Assembleia Legislativa.

No quadro apresentado posso fazer algumas projeções. 1- Braulio Braz e Renzo Braz deverão ser eleitos. Porém, acho que Braulio terá sua votação reduzida em Muriaé. Ele perderá muitos votos para Wilsom Batista, Gilsom Reis e João Francisco e outros candidatos forasteiros. 2- Lael Varela continuará ser majoritário na cidade e levará na dobradinha o candidato Wilsom Batista, que terá sua votação ampliada em relação ao último pleito.

É esperar e ver o resultado ...

3 comentários:

Anônimo disse...

Gosto destas análises que você faz...
Abraços,
Anderson José

Anônimo disse...

Bem dito, os Brás, de popular não têm nada. Apesar de muito tempo fora de Muriaé, fico feliz de ver que meu amigo João Francisco do Santos o "João Caveirinha", ainda tenta contribuir politicamente para nossa terra. Honestidade e inteligência são atributos latentes nesse ser humano ímpar. Pena que nossa terra continua fazendo a festa da "elite". Pena que política não combina com esses atributos. Há muito não o vejo, meu amigo, mas terás meu voto, mesmo ditante.
Abraços.
JClever

Anônimo disse...

voto em Renzo Braz, jovem dinamico e que pode dar um futuro cada vez melhor a Muriaé