sábado, 29 de janeiro de 2011

Proposta Pedagógica da Oficina de Elaboração de Projetos culturais

Justificativa

Com a falta de formação técnica na elaboração de projetos, muitos produtores culturais deixam de ter seus projetos aprovados acarretando prejuízos e dificuldades  no desenvolvimento de posteriores ações culturais.

Público alvo

Associações de bairro ou comunitárias, produtores culturais, artístas populares, grupos de teatro, grupos foclóricos, Ongs, Oscips e outros interessados

Objetivos

- Promover, por meio de metodologia participativa,  o conceito da elaboração de projetos culturais destinados à captação de recursos via Lei Municipal de Incentivo a Cultura, identificando as características da fonte de financiamento com foco no desenvolvimento artístico cultural local.

- Permitir aos participantes o adequado planejamento dos projetos, discutindo estratégias e estruturas que favoreçam o alcance aos objetivos finais dos mesmos.

Metodologia

A Oficina de Elaboração de Projetos tem um perfil técnico que abrange teoria e exemplos práticos, por meio de apresentação em “powerpoint”, texto base e participação gestores culturais  em depoimentos pessoais. 

Facilitadores


Sandro Areal Carrizo

Educador em escolas de Muriaé, fundador e atual coordenador da Ong Movimento Pró Cultura e também do SindUte- Sindicato Ùnico dos Trabalhadores da Educação de Muriaé, membro fundador do Grupo AMA-Amigos do Meio Ambiente e também do IFOP - Instituto de Formação Popular. Licenciado em Filosofia, Ciências Sociais e Geografia. Especialista em Geografia Humana e Mestre em Educação e Sociedade com pesquisas na área de novas tecnologias,  educação, política, cultura e Juventude. Membro do Conselho Municipal de Alimentação Escolar,  membro do CMDCA - Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente. Produtor e gestor do Ponto de Cultura desenvolve projetos aprovados em inúmeros editais

Vinicius Mendes Ventura

Bacharel em Serviço Social, Coordenador Municipal e Orientador Social do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM) na Prefeitura Municipal de Muriaé/MG, Pesquisador em Juventudes e Políticas Públicas, Consultor Social & Organizacional, Conselheiro tutelar ocupando a cadeira de 1º suplente, Educador Popular, Assessor na elaboração de projetos e comunicação no Instituto de Formação Popular, Membro da Diretoria da Rede Cáritas de Leopoldina/MG, Assessorias/Palestras a órgãos públicos e diversas entidades com enfoque na área de Juventude, políticas públicas e sociais, Gestão de Pessoas e Projetos, fé e política, ética e política, cidadania, dinâmicas de trabalho em equipe e liderança, planejamento institucional e na elaboração de projetos para aquisição de recursos

Elias Muratori

Como escritor, publicou centenas de artigos e crônicas abordando temas político-sociais, em diversos jornais locais, dentre esses: Gazeta de Muriaé, Correio Muriaeense e Jornal Zona da Mata nos anos 80 e 90. No Jornal de Muriaé assinou a coluna fragmentos de abril a novembro de 2005. Atuou por longo tempo como colaborador do Portal Intermicro, publicando diversas matérias jornalísticas e a coluna fragmentos, atualizada semanalmente. Lançou seu primeiro livro HISTÓRIAS, FÁBULAS E PARÁBOLAS em agosto de 2004.Atualmente faz palestras em escolas, semanas acaêmicas e outros, abordando o tema do livro lançado em 2004.

Investimento

R$ 10,00

Data e Horário
05 de fevereiro das / 13:00 ás 17:00 horas

Realização

IFOP - Instituto de Formação Popular
Movimento Pró Cultura

Apoio

Fundarte

Nenhum comentário: