sábado, 23 de julho de 2011

FORUM DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Delegação de Muriaé
Estive ontem, 22 de julho,   em Rosário da limeira, participando do Forum de Desenvolvimento Regional promovido pelo Instituto Votorantim . O evvento contou com a presença de delegações de nove cidades, todas elas dentro do espaço de atuação das atividades mineradoras da Votorantim Metais.

Não se pode negar a importância do evento onde estiveram presentes inúmeras autoridades,   militantes, representantes de prefeituras, produtores rurais e outros interessados. Ao que consta na proposta será produzido um documento final com algumas diretrizes de desenvolvimento regional.

É com preocupação que pude observar que está acontecendo um encantamento com a atividade industrial em alguns municípios e isso vem colocando as atividades de agricultura familiar em um segundo pleno. Com o esvaziamento do campo e inchaço das periferias urbanas os problemas sociais tendem-se a agravar.

 Foi bacana participar das discussões sobre a problemática regional. Fica registrado a importância do evento no sentido de promoção de interação entre os municípios. Por outro lado,  não podemos ser seduzidos pelo canto da sereia. A presença dos grandes empreendimentos minerários provocam  impactos sociais e ambientais  negativos ...

Considero o Forum de Desenvolvimento Regional e o apoio a projetos sociais uma contrapartida pequena   mediante as riquezas exploradas. Cabe as entidades e seus gestores uma reflexão profunda sobre a decisão de acessar os recursos.  Uma coisa é certa, se as entidades da região não entrarem com projetos, os recursos serão direcionados para outras regiões do país, os recursos são de âmbito global.


Público presente participou atentamente

Grupo de Muriaé identifica aspectos negativos e positivos no Município

Nenhum comentário: