domingo, 24 de julho de 2011

VII ª ROMARIA DO TRABALHADOR RURAL








Realizada em Belisário  a Romaria congregou centenas de trabalhadores rurais em uma caminhada celebrativa e ao mesmo tempo reflexiva em torno da vida do homem do campo. Com a presença de vários padres e  do Administrador Diocesano Monsenhor Alexandre , esse evento religioso já é parte do calendario da Diocese de Leopoldina. A Romária teve início nas portas da Matriz Santo Antônio e atravessou o distrito em direção á Fazenda do Landim, onde aconteceu o final da Celebração.

Ficou claro o clamor do povo do campo em relação aos grandes projetos que estão chegando na região.Mineroduto da Ferrous e a presença da CBA foram lembrados como projetos prejudiciais ao trabalhador rural. O povo rezou pela preservação das águas, pela valorização da terra como fonte produtora de alimentos e pela vida em plenitude. Destaco a fala do artesão ZeZinho,  que em sua simplicidade demonstrou a riqueza de seu carater , o qual deve ser exemplo a ser seguido.

Mais uma vez fui beber na fonte da espiritualidade libertadora das CEBs,  fui buscar forças para  continuar lutando e acreditando que um outro mundo é possível.  Essas Romárias nos levam a refletir sobre nossa participação na construção do Reino de Deus. Esse Reino ,  não possui cercas de arame farpado nem poluição e a terra é abundante...Como o Povo Guarani,que caminhava na busca de sua Terra Sem Males, hoje o Povo de Deus Camponês caminhou em busca da sua...   e, eu também !  

Um comentário:

JOSÉ ANACLETO DE FARIA disse...

ANALFABETO POLÍTICO
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem de decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e o lacaio das empresas nacionais e multinacionais. (Bertolt Brecht)
FONTE: http://www.almg.gov.br/cedis/cartilha/Modulo%20Verde/Aula1/Default.htm

A Presidente Dilma Rousseff desafia todos os brasileiros através da convocação para a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – 1ª CONSOCIAL (Decreto de 08.07.11). No popular, ela disse:
SE ALGUÉM TEM ALGO A DIZER PARA ACABAR COM A CORRUPÇÃO E MELHORAR A GESTÃO PÚBLICA EM NOSSO PAÍS,
FALE, PARTICIPE E AJA AGORA OU CALE-SE PARA SEMPRE!
A 1ª CONSOCIAL tem por objetivo principal promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público.

MAIS INFORMAÇÕES: http://www.cgu.gov.br/consocial/