terça-feira, 23 de agosto de 2011

TÁ CHEGANDO O DIA !


Um comentário:

JOSÉ ANACLETO DE FARIA disse...

PARABÉNS PARA O COMJUV!
A 1ª Conferência Municipal da Juventude está nas ruas -- 4 (quatro) meses após a criação do Conselho!
Os demais Conselhos Municipais, especialmente o COMUPLAN, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Antidrogas, Assistência Social, Desenvolvimento, etc. (são mais de 20!), criados há "seculos", deveriam se espelhar no COMJUV.
Apesar de todas as dificuldades (falta de recursos financeiros, instalações físicas, etc. -- o Poder Executivo, por lei, é obrigado a dar todas as condições para os Conselhos trabalharem), o COMJUV está realizando um brilhante trabalho.
Dezoito pré-conferências (parece que os outros conselhos nunca fizeram uma!) foram realizadas; 500 cartazes deverão ser distribuídos pela cidade, folders, etc.
Os jovens criaram um site para dar transparência a seus trabalhos e interagir com a população (tudo na base da cidadania e participação!). É o primeiro Conselho a criar um canal de comunicação com a população. Os demais conselhos (mais de 20!) "se escondem" e nada é divulgado no site da prefeitura!
Estão elaborando uma programação séria e tecnicamente correta para que a conferência seja uma sucesso, apesar da ação de forças contrárias. Sem as salas da FUNDARTE, faltará condições ideais para os grupos de trabalho se reunirem. Vão improvisar!
Certamente, haverá críticas:"O Secretário Estadual está por trás disso", "o presidente do COMJUV tem pretensões políticas", etc. Mas o fato é que "nunca antes na história de Muriaé", algum Conselho Municipal fez o que o COMJUV está fazendo e está se propondo a fazer.
A moçada tem energia e está se conscietizando de que, se não agir rapidamente para mudar o quadro político de nosso município, eles sofrerão as conseqüências de sua omissão. Estão sentindo também que, se depender dos pais e dos avós (que somos nõs!), os feudos muriaeenses irão continuar eternamente, em que pese o modelo de gestão democrática municipal inaugurado pela Lei nº 10.257/01, denominada Estatudo da Cidade.
Tenho poucas esperanças que nós (pais e avõs) iremos ajudá-los efetivamente nesse processo de mudança. O abaixo-assinado solicitando a convocação da 1ª CONSOCIAL (disponível no site: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=P2011N13101) , até o momento, teve somente 50 assinaturas, numa cidade de mais de 85 mil eleitores! Eu, pelo menos, vou procurar não atrapalhar!
Felicidades,
José Anacleto de Faria