segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Sobre ampliação da jornada de aulas nas escolas brasileiras

O debate sobre a ampliação da jornada de aulas nas escolas brasileiras promete ser longo ainda. O Ministério da Educação já anunciou que quer aumentar em uma hora por dia o turno escolar no País e está formulando uma proposta de concretização da medida para enviar ao Congresso Nacional. O texto, que está sendo elaborado por técnicos da pasta com a ajuda de gestores municipais e estaduais, no entanto, deixará lacunas para serem respondidas depois.
O ministro Fernando Haddad disse em setembro que gostaria de ampliar o tempo que as crianças e os adolescentes brasileiros passam na escola. A proposta inicial era aumentar o número de dias letivos anuais. Segundo o ministro, a “pouca exposição a conhecimento” dos estudantes prejudica o aprendizado. Na última semana, o MEC promoveu uma reunião entre professores, gestores, parlamentares e especialistas sobre o tema.(...) Priscilla Borges, iG Brasília 31/10/2011 09:06)


 Consideramos inconsistente a proposta do MEC se não houver clareza de como será realmente usado esse aumento de carga horária. A proposta que está em processo de elaboração define a necessidade de um projeto pedagógico diferenciado que seria elaborado em conformidade com a realidade de cada Sistema de Educação. Não dá para oferecer mais do mesmo... É preciso implementação de ações de âmbito do reforço escolar, esportivo e cultural.  Isso tudo sem onerar a carga horária do trabalhador da educação estabelecido pela legislação.

Nenhum comentário: