sexta-feira, 4 de maio de 2012

FORUM MUNICIPAL DA CULTURA É MARCADO POR BOAS PROPOSTAS

Artístas, produtores, agentes  e gestores culturais em foto histórica na  aprovação o Plano Municipal de Cultura
O Fórum Municipal de Cultura foi marcado pela revisão das propostas apresentadas nos Fóruns realizados nos últimos anos. Com isso foi possível revisar o que já havia sido apresentado e acrescentar novas propostas. Com a condução dos trabalhos coordenada pela equipe da FUNDARTE foi possível discutir assuntos de grande relevância para o meio cultural e artístico de Muriaé.

 Consideramos como avanços a revisão da lei Municipal de Incentivo a Cultura que deverá ser normatizada estipulando percentuais diferenciados de recursos destinados à cultura, esporte e turismo. Outro ponto importante e de grande relevância é a reativação do Conselho Municipal de Políticas Culturais que será  órgão deliberativo, consultivo e normativo com atuação no campo do controle social.

A Cultura de Muriaé avançou muito em equipamentos públicos e os produtores e agentes culturais aos pouco vão conquistando esses espaços como protagonistas da história. Nos bairros e comunidades estão pipocando projetos artísticos de cunho social com grande importância para a formação cidadã dos participantes. Muitos desses projetos carecem de orientação e apoio para mostrar seus trabalhos a  um público carente e ávido por cultura. 

É nesse proposito que o Movimento Pró Cultura participou desse IV Fórum Municipal de Cultura. Ao participar cumpre sua missão institucional representando a comunidade e defendendo o interesse da coletividade da sociedade civil organizada. Cabe ainda acompanhar a implementação do Plano que será aprovado na Casa Legislativa de Muriaé. 

Nenhum comentário: