quinta-feira, 7 de junho de 2012

ESCOLA PARTICIPA DAS OLIMPÍADAS BRASILEIRA DE MATEMÁTICA

Alunos e alunas se concentraram na resolução de questões de matemática 

A Escola Municipal Gilberto José Tanus Braz aplicou as provas referentes a Olimpíadas Brasileira de Matemática. Os alunos se concentraram nas questões em uma demonstração de responsabilidade e comprometimento. Tal evento acadêmico é realizado anualmente pelo MEC,  premiando com bolsas de iniciação científica, computadores, medalhas e certificados de participação o melhores alunos.


As Olimpíadas de Matemática, nos moldes atuais, são disputadas desde 1894, quando foram organizadas competições na Hungria.Com o passar dos anos, competições similares foram se espalhado pelo leste europeu, culminando, em 1959, com a organização da I Olimpíada Internacional de Matemática, na Romênia, com a participação de países daquela região.

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) organizou em 1979 a I Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).  Ao longo destes anos, a OBM passou por diversas mudanças em seu formato (veja abaixo quadro ilustrativo), mantendo a idéia central que é a de estimular o estudo da Matemática pelos alunos, desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores, influenciar na melhoria do ensino, além de descobrir jovens talentos.

Dentre os premiados são selecionados aqueles que formam as equipes brasileiras na Olimpíada do Cone Sul (4 estudantes, com até 16 anos); na Olimpíada Internacional de Matemática (6 estudantes do ensino médio, com até 19 anos); na Olimpíada Iberoamericana (4 estudantes, com até 18 anos) e na Competição Internacional de Matemática (universitários). Estas competições são realizadas anualmente, sempre em um país diferente.




Nenhum comentário: