quinta-feira, 22 de novembro de 2012

MURIAÉ TERÁ UM GRANDE CARNAVAL EM 2013

Representantes da Liga Carnavalesca de Muriaé em reunião na FUNDARTE

A LICAMUR (Liga Carnavalesca de Muriaé) esteve reunida, nesta quarta feira, (21/11),  com representantes da FUNDARTE – Fundação de Cultura e Artes de Muriaé  no sentido de discutir a realização do Carnaval do próximo ano.  Estiveram participando, representantes das agremiações carnavalescas  e também da administração pública municipal .  A reunião,  deu início  ao processo de organização do evento da cultura popular  que vêm sendo resgatado nos últimos anos,  pela administração pública em parceria com os Blocos Carnavalescos da cidade.  A Liga Carnavalesca, que é formada pelas agremiações,  considera  importante essa integração entre a sociedade civil organizada e a gestão pública da cultura municipal.

 Esse evento, o Carnaval,  será no início do ano  e, de  tão próximo,  merece toda atenção da Liga Carnavalesca e também da atual e futura administração municipal.    Sendo assim, a  reunião  realizada,  foi de grande importância por ter sido  firmado um compromisso mútuo pela  realização do Carnaval 2013.  Segundo a superintendente da FUNDARTE, é de interesse do futuro prefeito a realização do Carnaval valorizando cada vez mais os Blocos e Escolas de Samba como protagonistas  da festa popular. Como deliberações, do grupo presente,  ficou definido  que  os Blocos e Escolas  terão todo apoio possível da Liga Carnavalesca e também  da  futura administração para a realização dos desfiles para a população de Muriaé.

O Carnaval é uma festa que faz parte da tradição cultural do Brasil e, durante mais de 15 anos, não aconteceu em Muriaé, por falta de vontade política de antigos gestores.  Nos últimos seis anos,  a  população  de nossa cidade têm vivenciado o resgate do Carnaval de Rua  com desfiles de Blocos e Escolas de Samba, que alegram  e mobilizam as comunidades, com seus ensaios e desfiles. Tal resgate é resultado da atuação da equipe da FUNDARTE, que assumiu o Carnaval como uma de suas prioridades.  Como entidade de fomento e organização cultural do município,  podemos afirmar que cumpriu, e bem, sua missão institucional.

  Confirmaram presença e com muita animação no  próximo Carnaval ;  o Bloco do Papagaio (Aeroporto) ,  Marambloco ( Padre Tiago),   Canarinhos do Samba (Planalto) e Sambloco(Encoberta). Tais Blocos,  fazem parte da Liga Carnavalesca de Muriaé e contarão com seu apoio da para  colocarem seus desfiles na avenida. A FUNDARTE,  também garantiu apoio institucional e logístico  aos Blocos e Escolas de Samba que já iniciaram seus preparativos para a grande festa do samba  de Muriaé. Outras agremiações carnavalescas ainda faltam confirmar sua participação nos desfiles, dentre elas destacamos: o Bloco das Piranhas (bairro Colety) , Bloco da Amizade ( Encoberta), Bloco do Rola Cansada ( João XXIII) e outras e vias de fundação. Além dos desfiles,  na Praça João Pinheiro,  acontecerão shows com bandas e artistas  que alegrarão os foliões durante as noites carnavalescas...  

Nenhum comentário: