segunda-feira, 5 de novembro de 2012

NOSSA LUTA CONTINUA PROFESSORES !

O ano novo se aproxima e, com ele,  novas lutas  se despontam  no horizonte. Sim, tanto na rede municipal quanto na estadual, temos muitos direitos que precisam de serem conquistados. Digo que é por meio de luta, pois nossos governantes não valorizam os Trabalhadores da Educação como deveriam. Somos indispensáveis na construção do tão falado desenvolvimento e,  nem por isso, somos valorizados  a altura de nossas responsabilidades.

Nossa cidade  já possui população superior a 100 mil habitantes e,  sendo assim,  os educadores que precisam se deslocar para as escolas de comunidades rurais (distritos) passam a ter direito a uma ajuda de custo,  que equivale aos gastos com transportes. Para isso, precisa provar que precisa dessa ajuda, apresentando justificativas palpaveis no requerimento a ser apresentado ao governo estadual. Cabe, ao nosso Sindicato,  fazer a provocação da maneira que,  a partir do próximo ano, os professores passem a usufruir desse direito que é previsto na legislação.

Outro ponto, que nós, trabalhadores da Rede Municipal da Educação precisamos nos empenhar é pela redução da jornada de trabalho em sala de aula. Como está previsto em lei federal, 1/3 da jornada de trabalho deve ser reservada para as atividades extraclasse. Para que isso aconteça,  precisamos nos organizar e cobrar de nossos governantes a implementação imediata desse direito. Também precisamos lutar pela revisão de nosso Plano de Carreira, introduzindo a progressão vertical por titulação. Dessa forma, será corrigida uma distorção que vêm prejudicando os trabalhadores,  desde a promulgação do atual Plano de Carreira.

Como podemos ver, o ano de 2013 será de muita luta e, para isso, precisamos estar cientes de nosso papel de professores e agentes de transformação social. Precisamos mudar nossa realidade para que tenhamos legitimidade de falar de cidadania em nossas aulas. Não podemos ficar inertes vendo o bonde da história passar, devemos ser os  protagonistas de nossa história.  Já dizia nosso saudoso Paulo Freire: A Educação sozinha não faz grandes transformações....  

Nenhum comentário: