domingo, 27 de janeiro de 2013

A FAVOR DO CARNAVAL E CONTRA A DEMAGOGIA NO FACEBOOK

Muriaé deveria seguir este exemplo. Afinal, o dinheiro do carnaval aqui da cidade sempre vai parar nas mãos de aproveitadores, que organizam foguetórios e pirotecnias sem sentido. Só pra lembrar, Muriaé hoje conta com duas unidades de saúde construídas e fechadas. Uma, inclusive, perto do Hospital São Paulo, foi inaugurada pelo ex-prefeito. Inaugurada e não funciona. Freud explica.
Começou a surgir postagens  no facebook contra a realização do Carnaval em Muriaé. A cidade , que ficou mais de quinze anos sem ter sua festa de Carnaval e, aos poucos vêm resgatando a tradição nas comunidades,  não merece ....  Além do mais,   surge de maneira ofensiva e desrespeitosa em relação aos gestores culturais e líderes das agremiações carnavalescas que fazem das tripas o coração para colocar os Blocos e Escolas de Samba na avenida. Somos tratados como pirotecnistas, fogueteiros e aproveitadores  ( brincadeira ) 

Que fique claro aos amigos do face,  que  povo também têm direito a cultura e lazer e,  por aqui,  não se gasta e nunca se gastou um milhão no carnaval... Petrópolis não é exemplo de gestão a ser seguido pois,  teve milhões públicos desviados e o ex. prefeito foi cassado por corrupção. Esses milhões roubados eram para recuperar a cidade de tragédias climáticas ocorridas na região serrana nos últimos verões. Eles (os milhões) estão fazendo falta realmente para a saúde e outras áreas estratégicas daquele município. Neste ponto,  até concordo com o atual prefeito de Petrópolis . Se não existem recursos,  não há condições de fazer a festa .

Aqui em Muriaé,  a coisa é diferente,  não tivemos prefeito cassado, e não tivemos escândalos de desvios de dinheiro público destinados a vítimas de enchentes ou reconstrução da cidade (não que eu saiba) .  Portanto, não concordo com a proposta que postaram no face sugerindo  o cancelamento da festa popular ...pelo contrário, acho que ela precisa ser fortalecida e o surgimento de novas agremiações precisa de ser incentivado como forma de propagar a cultura nas comunidades.  

Carnaval é uma festa popular, democrática que  promove o turismo, gera trabalho para as costureiras e outros profissionais, aquece o mercado local e garante a alegria das comunidades de periferia que ganham a avenida para mostrar sua arte e tradição....Sem falar que é papel do gestor público garantir o apoio para a realização da festa para alegria dos foliões.

Faço aqui a defesa daquilo que acredito e repudio a carga de demagogia expressa na postagem do facebook. Como eu disse e repito...além da saúde, o povo também têm direito de ter acesso a manifestações de artes , cultura e lazer...Como fundador da Liga Carnavalesca de Muriaé e do Bloco do Papagaio tenho o dever de questionar tais publicações  afirmando que é direito do povo a alegria de poder pular Carnaval  



3 comentários:

xKuRt disse...

Muito bem colocado, Sandro.

Eu compartilhei no Facebook, e até concordo com a proposta da publicação, sobre a prefeitura investir mais em determinadas áreas carentes na cidade, porém sei que o carnaval vem sendo muito bem trabalhado e incentivado por alguns projetos na cidade, como é o caso do Bloco do Papagaio. Projetos integros, e que não entram na questão do que a publicação (compartilhada) cita como que estariam gastando dinheiro em, segundo a própria, "shows pirotecnicos e foguetórios sem sentido".

Vamos curtir o carnaval, mas não esquecendo de cobrar as autoridades de nossa cidade quanto a melhores propostas e benfeitorias para o povo.

Sandro Carrizo disse...

Sensatas e cheias de sabedoria suas palavras...Vamos curtir o carnaval sem deixar de cobrar das autoridades investimentos em áreas essenciais

Anônimo disse...

Á saude não é prioridade em nenhum municipio do brazil, pois seus governantes não necessitam do Sistema Unico de Saude pois possuem planos de saude particular, no momento que os politicos forem obrigados a usar o SUS ai a situação vai mudar.