domingo, 21 de julho de 2013

ROMARIA DAS ÁGUAS E DA TERRA ACONTECEU EM MIRADOURO E FOI ACOMPANHADA POR ROMEIROS DE TODO O ESTADO DE MINAS GERAIS





A XVIIª Romaria das Águas e da Terra aconteceu em Miradouro e foi acompanhada por milhares de romeiros vindos de todas as partes de Minas Gerais. Trabalhadores rurais, religiosos, jovens, crianças, movimentos sociais e eclesiais todos caminhando e cantando seguindo a mística libertadora das CEBs. Trata-se de um evento anual e este ano,   foi realizado simultaneamente com a IXª Romaria do Trabalhador Rural que é uma  caminhada de âmbito diocesano.

Este ano a Zona da Mata acolheu este grande evento de fé e esperança do povo sofrido do campo e das cidades.  Estando em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude o tema  trabalhado foi " Juventude no Campo e nas Cidades defendendo nosso chão, nossa gente e a criação".  Miradouro foi transformada em capital da fé e da esperança na manhã deste domingo. A cidade,  por meio de seu povo  e autoridades  acolheu os romeiros com muita hospitalidade e carinho e ficará marcada para sempre na memória dos romeiros.

Estivemos lá representando o Movimento Pró Cultura e tivemos a grata satisfação de encontrar com inúmeros amigos das lutas cotidianas. Uma grande alegria ter encontrado o presidente do IFOP - Instituto de Formação Popular e sua digníssíma esposa Denise, o nosso vereador Jair Abreu e seu irmão Joel e família. Também registramos a presença   do nosso Bispo Diocesado Dom Eudes, dos deputados Padre João, Rogério Correa, André Quintão, Leonardo Monteiro, os prefeitos de Vieiras e Miradouro e milhares de romeiros.

Todos buscando beber da fonte para continuarem firmes na luta contra o latifúndio, contra os projetos de concentração de renda  os projetos de morte que tanto atingem nossa mãe natureza. Foi muito bom caminhar entre o povo de Deus cantando as músicas que inspiram nossas lutas cotidianas. Buscar na fonte da mística libertadora forças e coragem de enfrentar a missão profética de construção do Reino. 

Como dizia a música entoada pelos acordes da viola de Pedro da Cebs - " Se é pra ir para luta eu vou se é pra estar presente estou pois o que vale na vida é o amor..."  Sendo assim estamos revigorados em continuar acreditando que um outro mundo é possível e que cabe a cada um fazer a sua parte para que esse sonho se torne realidade e transforme a vida de milhões . Vamos que Vamos  !!! 

Nenhum comentário: