sábado, 21 de setembro de 2013

ESTÁ ACONTECENDO A MOSTRA CULTURAL DA PERIFERIA






A IIIª  Mostra Cultural da Periferia está acontecendo no Teatro Gregório Mattos Guerra e t~em contado com a participação de grupos e lideranças comunitárias que trabalham com arte e cultura em comunidades periféricas de Muriaé. A Mostra Cultural iniciou-se na quinta feira, 19/09, com um debate sobre os desafios da produção cultural nas periferias de Muriaé. participaram da mesa o presidente do COMJUV Victor Hansterraiter, os fundadores da Associação cultural Identidade das Ruas , Jota R e Welingtom Dias, o vereador e morador da periferia , Jair Abreu e este blogueiro, que é presidente do Movimento Pró Cultura. 

No primeiro dia, bate papo pautado nas experiências individuais e também nas coletivas os debatedores apresentaram as dificuldades encontradas na manutenção de seus projetos que nem sempre são valorizados pela comunidade.  Porém, ficou claro que o fator financeiro é importante mas não é indispensável. isto porque existem muitos projetos que são colocados adiante na cara e coragem de seus coordenadores e colaboradores. Cada participante da mesa expôs suas considerações  no sentido de avaliar e evolução da produção cultural de um ano ao outro. Neste sentido foi consenso aceitar que a  cultura de periferia está avançando, se organizando, ocupando espaços e angariando novos adeptos.

No segundo dia houve a noite do Hip hop com a coordenação do Grupo Identidade das Ruas. Marcado pela diversidade das apresentações e animação geral dos presentes a noite foi produtiva e contribuiu para o fortalecimento do Movimento Hip Hop na cidade. com a presença de grupos como "Ecos de Bueiro", "Bactéria Babilônia", " Tarja Preta" além de projetos sociais desenvolvidos no Marambaia e São Joaquim. Sinceramente, foi uma noite que marcou mais uma vez a convergência de vários grupos em torno do fortalecimento das culturas de rua que geralmente são mais presentes na periferia.

Para o encerramento da IIIª Mostra Cultural da Periferia está programado as apresentações das Oficinas do Ponto de Cultura  e seus convidados. portanto para a noite de hoje esperamos apresentações de teatro, dança de salão, percussão, audiovisual  e capoeira. As apresentações se iniciam às 19:00 horas e se estendem até as 22:00 horas, a entrada é franca.

Nenhum comentário: