domingo, 15 de setembro de 2013

MOVIMENTO PRÓ CULTURA REALIZOU REUNIÃO NA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA



Foi realizada na tarde de ontem (14/09) mais uma reunião deliberativa do Movimento Pró Cultura. Convocada com o objetivo de discutir  sobre a realização da Mostra Cultural da Periferia, sobre  a liberação de emenda parlamentar e também sobre o desenvolvimento dos projetos em execução e outros em estágio de elaboração. Também foram apresentadas aos membros da diretoria,  as acadêmicas do Curso Orientação Comunitária, que estão fazendo estágio na Biblioteca  sob a supervisão da coordenação pedagógica da entidade.

O Movimento Pró Cultura  desenvolve vários projetos no Bairro Aeroporto onde é  mantenedor do Centro Cultural e da  da Biblioteca Comunitária. A entidade também atua exercendo o controle social de políticas públicas possuindo assento em diversos conselhos paritários da cidade. A entidade participou da fundação do IFOP - Instituto de Formação Popular e da  da Liga Carnavalesca de Muriaé.

 Nos últimos tempos a entidade está buscando uma maior  aproximação com o meio acadêmico no sentido de promover estudos, debates e reflexões científicas sobre a realidade social das periferias e como a arte e cultura atuam como meio de inclusão social e desenvolvimento da cidadania. É consenso dentro da coordenação que é preciso promover um diálogo acadêmico  voltado para o desenvolvimento de pesquisas e publicações de artigos que tratem da temática das periferias urbanas.

Os trabalhos da instituição iniciaram-se na década de 90   durante a Campanha da Fraternidade. Com o fortalecimento das propostas iniciais e o desenvolvimento de projetos  o Movimento se registrou e passou a ser  reconhecido  como personalidade jurídica.   Foi fundado institucionalmente  em 2001,  e de lá, para cá,  acumulou realizações e experiências que hoje fazem a diferença no bairro Aeroporto. 

Nenhum comentário: