segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

PROJETO ESCOLA ANIMADA REALIZA PLENÁRIA EM MURIAÉ






Foi realizado,  no último sábado (14/12), no Teatro Zaccaria Marques, a plenária do Projeto Escola Animada,  desenvolvido pelo Instituto Fábrica do Futuro e Instituto cidade de Cataguases com apoio das Secretarias Municipais de Educação de dez municípios da Zona da Mata.

 Projeto Escola Animada é uma ação de formação que pretende oferecer inspirações e ferramentas para que os professores da nossa região possam se utilizar de forma simples, criativa e produtiva do audiovisual, das novas tecnologias e das mídias digitais em sala de aula e junto à comunidade local.

Uma iniciativa pedagógica construída - para e com - o professor, a partir de metodologias e dinâmicas participativas, que busca qualificar processo de aprendizagem e ampliar as relações com alunos e a comunidade localTratá-se de uma proposta que atua na perspectiva da implantação da “Escola Integrada” e de um novo modelo de Desenvolvimento Local Sustentável para nossa região.

A cidade de Muriaé conta com 23 professores inscritos que fazem o uso de uma plataforma na internet onde recebem a capacitação para o desenvolvimento de seus projetos junto às comunidades escoares. Muitos projetos já estão postados na plataforma em  execução e outros ainda estão em fase de elaboração com orientações de tutores preparados na área de elaboração e execução de projetos pedagógicos. 

Em minha opinião o projeto está sendo muito importante por estimular os professores a saírem do cotidiano em busca de uma perspectiva inovadora usando as novas ferramentas tecnológicas que hoje estão ao alcance de qualquer um que queira usa-las. Na plenária local aconteceram importantes debates mediados pelo coordenador pedagógico do projeto. Outro fato importante que fez valer a pena a participação foi a presença do idealizador e gestor da Fábrica do Futuro - Cesar Piva - que enriqueceu demais o evento.  



Nenhum comentário: