sábado, 31 de maio de 2014

ESCOLA MUNICIPAL GILBERTO JOSÉ TANUS BRAZ LEVA ALUNOS AO PARQUE ESTADUAL DO IBITIPOCA







No dia de ontem,  30/05, alunos e professores da Escola Municipal Gilberto José Tanus Braz fizeram, mais uma vez uma expedição pedagógica ao Parque Estadual da Serra do Ibitipoca. A atividade teve o objetivo de oportunizar aos alunos a chance  de conhecer um lugar lindo e ao mesmo tempo, aprender um pouco sobre vegetação, clima, relevo, botânica, fauna,  localização e orientação geográfica. 

A atividade , que foi organizada pela professora Micaela Queiroz teve o total apoio da direção da Escola, na pessoa de Vanderléia Castro e contou com o suporte das professoras Fernanda Carrizo , Angelina Miranda e também Sandro Carrizo. Com um ônibus lotado de estudantes saímos de Muriaé às 2:30 da manhã e chegamos a  Lima Duarte por volta das 6:30 da manhã. Trocamos de ônibus e iniciamos a subida da Serra em direção à Vila de Conceição do Ibitipoca.

Já no Parque Estadual do Ibitipoca  os expedicionários foram visitar o Centro de Atendimento aos visitantes onde foi proferida uma palestra realçando os aspectos físicos da localidade realçando a história dos 40 anos de criação do Parque. Os alunos também tiveram contato com uma maquete interativa que foi super interessante para todos. 

Em seguida, os alunos e professores foram apresentados aos guias que acompanharam o grupo durante toda a visita à reserva biológica. como o ano passado já havia sido feito o percusso " Trilha das águas " ficou decidido que o grupo faria a Trilha do Pico do Pião, com aproximadamente 12 quilômetros de caminhada.

Na caminhada foi possível identificar espécies vegetais, o bioma local, a influencia da altitude no clima e ainda conhecer um pouco da cultura local. Sinceramente, foi um grande esforço pessoal de todos para alcançar o objetivo proposto e nem todos conseguiram chegar. Porém, os que chegaram ao topo da montanha, puderam  desfrutar de uma linda vista e sentir a deliciosa a sensação do dever cumprido.

Subindo mais uns 250 metros, os alunos e professores chegaram a um santuário onde fizeram uma oração em que agradeceram pela oportunidade de participar desta atividade, agradeceram também pela escola, pelos professores que tiveram coragem e disposição de organizar a atividade extraclasse. Depois de um breve descanso e muitas poses para fotografias os alunos iniciaram a decida.

Durante a decida puderam conhecer a Gruta dos Viajantes, a Gruta do Pião que impressionaram a todos pela formação  e grandiosidade de seus salões. Segundo os participantes que estavam em grupos,  conhecer e adentrar em uma caverna permite sentir como deveria ser a vida dos homens primitivos que habitavam lugares como aqueles. 

De volta à área de camping os alunos e professores tiveram o prazer de saborear  um delicioso almoço servido no restaurante local. Depois do almoço e  de um breve descanso foi iniciado o retorno para casa  com direito a parada em lojas de conveniências para compras de lembranças e presentes.   

Nenhum comentário: