domingo, 10 de agosto de 2014

REPRESENTANTES DE MOVIMENTOS E PASTORAIS SOCIAIS SE ENCONTRAM EM EUGENÓPOLIS






Seguindo um planejamento pré-estabelecido no início do ano, os membros e representantes de pastorais e movimentos sociais se reuniram nas dependências do Seminário de Formação , localizado na cidade de eugenópolis. A reunião tratou de diversos temas e também foi espaço de estudos do Documento 198 da Igreja , Exortação Apostólica Evangelii Gaudium - A Alegria do Evangelho. A reunião se iniciou com a mística que fez memória das últimas ações das pastorais e movimentos sociais. Neste momento foi lembrada a realização da Xª Romaria do Trabalhador Rural , do Curso de Férias e também da instauração do Comitê Popular pela Reforma Política "Pe. Agostinho", 

Após a mística inicial houve uma hora de estudos do Documento 198, que gerou muitas discussões em torno das orientações papais e as novas tendências para as ações pastorais e também de evangelização do povo de Deus. No estudo, ministrado pelo Frei  Gilberto, Franciscano de Belisário, ficou claro que os agentes pastorais devem ter a alegria de ir ao encontro dos pobres e marginalizados assim como fez,  Nosso Senhor Jesus Cristo.  No estudo realizado ficou a certeza da necessidade de conhecer melhor o pensamento de nosso líder espiritual o Papa Francisco.

Após os estudos efetuados na primeira parte da reunião o encontro passou a abordar as ações a serem realizadas e dentre elas destaca-se a coleta de assinaturas para o Projeto de Iniciativa Popular  que pede a aprovação da reforma política. Também ficou decidido que em cada localidade ou comunidade,  que for possível organizar a estrutura para a coleta de votos do Plebiscito Popular a ação e mobilização deverá acontecer. Neste sentido, os membros do Comitê Padre Agostinho, de Muriaé distribuiu um KIT aos presentes contendo : uma cartilha de orientações para o plebiscito, cópia da lista de votantes, cópia da ata de votação e as cédulas de coleta de votos. 

Para o encerramento da reunião foi conferido os informes gerais de eventos e acontecimentos que acontecerão na Diocese de Leopoldina e também dos momentos de formação que irão acontecer em Belo horizonte no mês de agosto. Outra questão importante da fase final da reunião foi a decisão de realizar a próxima reunião em Muriaé, na Comunidade Santo Antônio, do bairro Aeroporto.  Sendo assim, no dia 18 de outubro, novamente os membros e representantes dos movimentos e pastorais sociais estarão se reunindo.  Na oportunidade, convidamos a todos envolvidos em algum trabalho pastoral, que tenha caráter social, a se integrarem a este coletivo que pensa e age sempre na busca de um mundo melhor para todos. 

Nenhum comentário: