terça-feira, 11 de novembro de 2014

PROJETO DE FORMAÇÃO DAS PASTORAIS SOCIAIS DA DIOCESE DE LEOPOLDINA TEVE SUA CULMINÂNCIA REALIZADA EM UBÁ










O Projeto “Gente Nova: Escutar a Palavra de Deus para Cuidar e Transformar”, realizado pelas Pastorais Sociais da Diocese de Leopoldina,  teve sua culminância realizada em Ubá , nas dependências do Salão Pastoral da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.  O objetivo desta etapa do  projeto, que é desenvolvido desde 2007,  foi desenvolver a leitura bíblica fazendo  a transposição da palavra,  para a realidade das diversas comunidades da Diocese de Leopoldina.  Com a presença de leigos oriundos de  diversas cidades,  o encontro contou com a participação do Bispo Dom José Eudes e dos freis franciscanos Gilberto e Gabriel .

Na parte da manhã  o encontro iniciou-se com um delicioso café a base de broa, bolo e sucos naturais  compartilhados pelos participantes. Em seguida, na mística inicial cada participante pode fazer o uso da palavra falando um pouco de suas experiências e o quanto o projeto contribuiu para o processo de formação individual de cada um. Ainda na mística inicial, cada participante ofereceu um pouco de água, trazidas das diversas localidades e comunidades.

Na sequência, realizou-se uma discussão sobre a importância da água, à luz do evangelho, e como elemento vital nas comunidades em geral. Muitos depoimentos foram dados e em todos, a água foi colocado como uma dádiva divina  que é responsabilidade de todos a sua preservação.  Após as discussões sobre a água e sua importância, os presentes foram divididos em três grupos no sentido de avaliar toda a trajetória do Projeto. Após a avaliação foi servido, pelos vicentinos de Ubá,  uma deliciosa galinhada, que foi aprovada por todos.

Na parte da tarde, houve a participação do produtor rural e praticante da agricultura familiar  que falou de sua experiência  em especial, da agroecologia, em Belisário. Falou das plantações de morango, da fertilização orgânica e o quanto isso tem avançado no meio rural. A fala de Pavão foi muito bem acolhida pelos participantes que puderam perceber a importância da agroecologia como forma de produzir, sem comprometer o meio ambiente, garantindo saúde e qualidade de vida para a população.


Para finalizar o dia de reflexões e orações foi realizada uma Celebração Eucarística presidida por Frei Gilberto. Após a celebração foi dada a benção de envio e cada participante seguiu em direção às suas comunidades. Segundo um participante de todas etapas o ‘encontro foi de grande importância para todos os participantes porque pôde-se beber da fonte e ganhar forças para os grandes desafios de nossa comunidade...Se houver a continuidade do Projeto, no ano que vem, pode ter certeza que estarei lá...  

Nenhum comentário: